Pular para o conteúdo principal

Lançamento do Livro Olhos da Terra no Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Felicidade é a palavra que resume o dia do lançamento do meu livro caçulinha: "Olhos da Terra"! Mais um trabalho em que me comprometo com a preservação do nosso planeta e da vida, acreditando nas crianças como multiplicadores de um novo modo de viver.
Apesar da chuva brindando o início da primavera, fui abraçada por muita gente querida e por meus pequenos grandes-leitores, tão amados (razão do meu trabalho e da minha arte), em meio ao verde maravilhoso do Parque Nacional.
Sinto-me profundamente agradecida por tanto carinho. 
Coloco aqui algumas fotos deste dia tão especial, que mostram um pedacinho (só um pedacinho...) do segredo da alegria, que nasceu em meu coração (provando que para ser feliz é preciso estar junto, assim como os macaquinhos que moram dentro do livro!). Quem já leu sabe bem do que eu estou falando...
Dedico este livro a vocês, crianças, com muito amor.


Contando a história... 





Chamando os personagens e os segredos que trazem em seu coração. Um beijo bem grandão aos "atores" que interpretaram maravilhosamente a história! Adorei!



A águia com o seu olhar de coragem...



O passarinho com o seu olhar de medo...



O urso com o seu olhar de tristeza...


O macaco com o seu olhar de alegria...


O jacaré e o seu olhar misterioso...


O papagaio e a sua simpatia...


A girafa e o seu pescoço desajeitado...


O elefante e a inocência...


O peixinho e os seus olhos bem abertos...


O gato e a sua calma..


... e o bichinho mais especial, que traz um grande segredo em seu olhar. Momento de expectativa... Quem será?


Está dífícil de adivinhar...


No final da história, descobrindo a brincadeira do livro! Que divertido! 


Mostrando um pouquinho do processo de produção e a técnica do recorte, colagem e montagem gráfica,  utilizada para as ilustrações.


Com Fábio Carnaval (Biólogo e fotógrafo, meu irmão, autor das fotografias que compõem as ilustrações) e Wagner Bevilaqua (designer gráfico que elaborou a composição final do projeto). Infelizmente, não foi possível ao amigo Silvio Alvarez, artista plástico, vir de São Paulo para o lançamento. Autor das maravilhosas colagens que ilustram o livro, esteve fortemente presente. Obrigada, Silvio, por compartilhar comigo este trabalho e enriquecê-lo com o brilho todo especial da sua arte! 



O abraço e as flores inesquecíveis da pequena Mariana Rocha Reis, minha afilhada literária do coração, futura escritora de literatura infantil. Aguardem... Um novo talento está chegando por aí...


Os pequeninos brincando de recorte e colagem, inspirados pela proposta gráfica do livro...







Pais e filhos se divertem com os jogos do espaço de educação ambiental...







O abraço da querida amiga Regina Furtado, do Sobrado Histórico Francisco Lippi, sob o olhar da também querida amiga professora Soeli Ribeiro...


... e da Mariana, acompanhada da sua mãe, Cristiane.



Autografando os livros e deixando recadinhos do coração para as princesas e príncipes. Um beijo especial aos pais amigos que não aparecem nas fotos, mas que estavam ali, bem pertinho, dando todo o apoio! A amiga Carla e seus três meninos lindos, os amigos Wagner e Márcia e seu gatinho Vini, os amigos Carla e Alan e a bonequinha Carolina, os amigos Elza, Amanda e Francisco e o muito fofo Francisquinho...











Com o meu sobrinho do coração, João Vitor, leitor assíduo e crítico literário de todos os meus livros...


Com a querida amiga Flávia Savary, escritora e ilustradora premiadíssima, me emocionando com a sua presença... Você é uma fonte de inspiração, por seu talento e simplicidade...


Com os amigos Andrea Taubman, escritora, e Marcelo Pelegrino, professor. Amei a presença de vocês!


Com a amiga Débora, professora muito querida, que aplica meus livros em sala de aula, desde o meu primeiro lançamento, o "Água Viva", e desenvolve trabalhos maravilhosos na alfabetização. Obrigada, Débora! Professoras como você são exemplos para todos nós professores.


Com os amigos do Sobrado Histórico,  Rosane, Raquel e a pequena Luz Sophia, Regina Furtado Lippi Leite e José Luiz Lippi Leite. 




Com a amiga Fátima, responsável pelo setor de Educação Ambiental do Parque Nacional, sempre apoiando o meu trabalho e incentivando a conscientização ambiental. Fiquei encantada com o espaço disponibilizado no Centro de Visitantes, que conta com jogos e atividades lúdicas, divertidas e muito bem monitoradas, aberto ao público. Vale a pena conferir!


E, por fim, agradeço à minha família maravilhosa, meus pais, que me ensinaram a amar a natureza, e meu irmão, que me inspirou com as suas fotos para escrever "Olhos da Terra" ...
Meus amigos e irmãos do coração, Flavio e Cristiane, sempre presentes...
Minhas filhinhas lindas (minha motivação para começar a escrever), Estela e Isabela, que me deram uma super ajuda no lançamento. Estela tirou todas as fotos desta postagem (além de colaborar com algumas fotos que compõem o livro) e Isabela orientou a oficina de artes. Beijos da mamãe!
Meu maridão, amor da minha vida, que me faz feliz e me apoia em todos os meus sonhos... 
E para terminar, quero deixar um beijo especial para a amiga Susi Sertã, da Editora Imperial Novo Milênio, que vem acreditando na minha arte e possibilitou a realização de mais este trabalho. Obrigada, Susi! "Olhos da Terra" foi uma produção que demorou um pouco mais de um ano, mas valeu a pena! O resultado ficou muito bonito e gratificante...




Postagens mais visitadas deste blog

Dia do Meio Ambiente com o livro Água Viva

Muitos peixinhos feitos com tampinhas de garrafa pet... Que lindo! Depois de lerem o livro "Água Viva", com o peixinho Dourado e seus amigos, a tia Lu, da Escola Pingos de Luz, deu esta dica... Que tal fazer este rio divertido e criar muitas histórias? A natureza sorri... www.anamariadeandrade.com

Livro Infantil "A Cidade de Teresa", de Ana Maria de Andrade, conta a história da Imperatriz Teresa Cristina

O livro infantil "A Cidade de Teresa" conta a história da Imperatriz Teresa Cristina e os costumes da época dos príncipes e das princesas do Brasil. Para as ilustrações, foram selecionadas obras de pintores, retratistas e documentaristas do século XIX, despertando na criança o olhar artístico e estético. O livro foi criado em formato digital, com texto simples escrito em letras caixa alta, ideal para crianças a partir da Educação Infantil. Publicado pelo Instituto AMA Leitura (RJ), o qual desenvolve projetos sociais sem fins lucrativos com foco no incentivo à leitura, está disponível gratuitamente em três formatos: vídeo animado com narração, para crianças que ainda não leem; vídeo animado sem narração, para leitores iniciantes; e E-book. Acompanha o "Guia do Educador", para pais e professores, com informações históricas que complementam a leitura e propostas pedagógicas para o desenvolvimento de projetos de leitura em sala de aula.

Livro Na Cozinha da Vovó no Colégio do Carmo com Ana Maria de Andrade

Que tarde deliciosa! Minha vovozinha fazendo travessuras no Colégio Carmo Teresópolis. Teve lanchinho ecológico com as receitas das vovós queridas, feitas a partir do reaproveitamento dos alimentos. Trabalho lindo, feito depois da leitura. Hummm... estava tudo, tudo delicioso! E claro, o vovô e o menino Francisco também estavam lá, ajudando nos quitutes... Obrigada, crianças! Na cozinha da vovó, brincando e reinventando, tudo vai se transformando...