Pular para o conteúdo principal

Gregório Filho é presença marcante no Projeto AMA Literatura

O projeto de literatura infantil "AMA Leitura" - o qual desenvolvo em parceria com a biblioteca do SESC de Teresópolis e o Colégio Edmundo Bittencourt - foi presentado com a presença de Francisco Gregório Filho. E que presente! Uma tarde que ficará para sempre em nossa memória e em nossos corações.

Gregório transformou a experiência inicial no teatro em uma carreira que há décadas se destaca pelo grande contador de histórias, um ícone de voz doce e suave, encontro com a poesia. É um dos responsáveis pela primeira Secretaria de Leitura do Brasil, o Pró-Leitura, no município de Nova Friburgo (RJ), e o idealizador do projeto Casas de Leitura do Acre, enriquecendo o nosso AMA Leitura com a sua experiência de vida e o seu exemplo de luta incansável em prol da leitura no Brasil.




Ganhamos das suas mãos o livro "Ler e Contar, Contar e Ler", considerado por ele próprio "suas histórias sagradas". Sem dúvida, um verdadeiro tesouro para todos aqueles que gostam das histórias do povo, das lendas, dos mitos, dos "causos" contados em volta da fogueira ou pela vovós na hora de dormir. Poesia, histórias, músicas, mistura de sensações... Um encantamento que fez o tempo parar para todas nós...




Nomeado o primeiro secretário de leitura do Brasil, Francisco Gregório Filho é uma história dentro de várias histórias. E mais uma vez o provou fazendo deste encontro com as normalistas do projeto AMA Leitura, uma viagem pela sua trajetória de vida. Motivo da nossa admiração, respeito e inspiração, para continuarmos a trabalhar como agentes de leitura, levando muitos livros e histórias às crianças da nossa cidade.

 Ficamos mais felizes ainda em saber que também deixamos a nossa marca em seu coração, quando lemos o artigo publicado no jornal "A Voz da Serra". Obrigada, Gregório, por este momento especial em nossas vidas e pelo seu carinho!




Postagens mais visitadas deste blog

Dia do Meio Ambiente com o livro Água Viva

Muitos peixinhos feitos com tampinhas de garrafa pet... Que lindo! Depois de lerem o livro "Água Viva", com o peixinho Dourado e seus amigos, a tia Lu, da Escola Pingos de Luz, deu esta dica... Que tal fazer este rio divertido e criar muitas histórias? A natureza sorri... www.anamariadeandrade.com

Livro Infantil "A Cidade de Teresa", de Ana Maria de Andrade, conta a história da Imperatriz Teresa Cristina

O livro infantil "A Cidade de Teresa" conta a história da Imperatriz Teresa Cristina e os costumes da época dos príncipes e das princesas do Brasil. Para as ilustrações, foram selecionadas obras de pintores, retratistas e documentaristas do século XIX, despertando na criança o olhar artístico e estético. O livro foi criado em formato digital, com texto simples escrito em letras caixa alta, ideal para crianças a partir da Educação Infantil. Publicado pelo Instituto AMA Leitura (RJ), o qual desenvolve projetos sociais sem fins lucrativos com foco no incentivo à leitura, está disponível gratuitamente em três formatos: vídeo animado com narração, para crianças que ainda não leem; vídeo animado sem narração, para leitores iniciantes; e E-book. Acompanha o "Guia do Educador", para pais e professores, com informações históricas que complementam a leitura e propostas pedagógicas para o desenvolvimento de projetos de leitura em sala de aula.

IV Mostra Pedagógica da Educação Infantil - Escola Ana Fausta Moraes - Guaratinguetá SP

Visito muitas escolas e sempre observo que, quando o assunto é leitura, tudo depende do comprometimento do professor. Porque um livro só ganha vida a partir do incentivo que é dado à criança - e a Escola Ana Fausta Moraes realizou um trabalho grandioso, baseado na leitura do meu livro "Água Viva" (💜 www.anamariadeandrade.com ), envolvendo a criança, os professores e as famílias. A IV Mostra Pedagógica da Educação Infantil, um momento em que os pais são convidados para conferirem os trabalhos realizados pelas crianças desde o início do ano. Que dia inesquecível! Equipe pedagógica da Escola Ana Fausta vestindo a camisa do Peixinho Dourado, pintadas à mão. Lindo!!! Vocês fizeram o meu coração bater mais forte... Obrigada, a todas as professoras que acreditaram na força da leitura e me receberam com tanto carinho. Um beijo muito especial à amiga Cristina, coordenadora pedagógica, que fez o convite para que eu visitasse a escola e vivesse um momento tão valioso em min